martes, 26 de enero de 2010

Planejando...

Uma das minhas praticas como consultora é facilitar processos de Planejamento Estratégico, e nessas viagens um dos meus companheiros é um livro do meu querido amigo Antonio Luiz, que fala do Planejamento como ferramenta de aprendizagem... mmm...

Antonio Luiz pergunta-se...”Como tornar o planejamento efetivo num cenário de muitas mudanças ou de crise?... Em situações assim é preciso ter os ‘pés no chão’, a cabeça aberta e o coração aquecido.”

Eu pergunto-me... ”Como será viver com os ‘pés no chão’, a cabeça aberta e o coração aquecido?”

Estou vivendo uma experiência tentando manter os ‘pés no chão’, procurando ver essa historia como ela realmente é, mas é tão difícil, porque como diz Allan Kaplan “...não apenas a intervenção se torna parte da história, más também o profissional....” O mesmo autor fala que o profissional de desenvolvimento esta ao mesmo tempo dentro e fora.

Que contradição! Quero aprender a viver com ela... Quero aprender a viver no meio dessa incomodidade...

Nada é exatamente o que parece, mas precisamos trabalhar com aquilo que podemos ver, como se isso fosse a história completa, sabendo sempre que a história está mudando a todo momento, que há sempre mais do que podemos ver e, em geral, o cisco no olho que nos impede de enxergar direito é a nossa própria presencia na intervenção –e disso nunca conseguiremos nos livrar. Então nosso profissionalismo deve se basear nisto: não negar, mas abraçar as contradições inerentes á nossa arte e transformá-las em nossas fortalezas...” (Kaplan; 2005:193)

No hay comentarios:

Publicar un comentario